pnum2020 mini banner

Mobiles

Visita de Estudo à Baixa Pombalina


O termo Baixa Pombalina denomina a área central "baixa" da cidade de Lisboa reconstruida na última metade do século XVIII após o terramoto de 1755. À altura da sua construção o seu projecto constituíu-se como um projecto urbanistico extraordináriamente inovador sob o ponto de vista da salubridade, da mobilidade, das relações entre usos, das métricas espaciais, da arquitectura e das técnicas construtivas. Neste sentido o tecido urbano da Baixa Pombalina constitui-se como um tecido urbano único de vanguarda á data da sua construção. Esta visita tem como objectivo a compreensão de um tecido urbano que corporiza uma concepção visionária da cidade ocidental. Projectado no século XVIII identificam-se  e formulam-se aqui pela primeira vez as grandes problemáticas da cidade dos séculos XIX e XX  corporizando-se estas pragmaticamente no contexto da cidade portuguesa setecentista.

 

 

The Suburban Shape | A Forma Suburbana



A periferia da cidade de Lisboa foi, desde a década de 50 do século passado, um espaço de convergência de múltiplas dinâmicas sociais e urbanas. Embora com variações de intensidade essa riqueza continua hoje visível ao mesmo tempo que vai deixando nesse percurso um legado muito difícil de apagar ou sequer de esbater.

A combinação neste território de loteamentos formais, dos bairros habitação social, dos núcleos urbanos antigos, de áreas de génese ilegal, dos grandes equipamentos comerciais, dos brownfield e/grayfield, mas também das largas e complexas infraestruturas viárias, suscita desafios fundamentais ao conhecimento, mas sobretudo questionam investigadores, técnicos e políticos sobre as modalidades de intervenção.

É verdade que a academia e o poder local nunca baixaram os braços na busca de espaços urbanos mais qualificados e dignos, combatendo estereótipos, estimulando a democracia participativa e revertendo imagens negativas há muito consolidadas. Quer através da construção de equipamentos coletivos, da oferta de novos espaços públicos, da proposta de projetos de revitalização urbana ou ainda de inovadores processos de governança, continua a acreditar-se que a mudança é possível.

É nesta complexidade, mas também nesta esperança que queremos mergulhar através deste Mobile Workshop – A Forma Suburbana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organização

pnum2020 organizacao 2

Abreu Events - Escritório de Lisboa

Organizador Profissional de Congressos
 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 +351 21 415 6121
 Av. 25 de Abril, nº 2, 2799-556 Linda-a-Velha, Portugal