pnum2020 mini banner

Oradores

Sessões Kick-off. Oradores Convidados Confirmados


 

Alexandra Alegre

Carlos Veloso

Carlos Veloso, Arquitecto. Assistente Convidado do curso de Arquitectura da Universidade da Beira Interior, desde o ano lectivo de 2014/2015. Exerce a actividade liberal na área de Arquitectura, Urbanismo e Design desde 1996 sendo sócio-gerente da Atelier Veloso Arquitectos, Lda. Doutorando do Curso de Doutoramento em Arquitectura do Instituto Superior Técnico com o programa de trabalhos designado provisoriamente de: “O valor da representação na comunicação de um conteúdo utópico urbano: alcance, estratégia e significado.” Leccionou Projecto no Curso de Arquitectura da Universidade Católica Portuguesa e no curso de Design de Ambientes da ESTG do IP de Viana do Castelo entre 2009 e 2014. Foi orientador convidado da disciplina de Projecto (final de curso) do Curso Superior de Arquitectura da ESAP - Porto entre 2006 e 2008. Integra júris como representante da Ordem dos Arquitectos em vários concursos públicos de Arquitectura. Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Eng. António de Almeida (distinção atribuída ao melhor aluno do curso). Obteve uma Bolsa do Programa PRAXIS XXI - JNICT – MCT em 1998. Pós graduação em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano - FAUP/FEUP/UP em 1997. É licenciado em Arquitectura pela FAUP em 1996. Realizou estágio profissional em 1995 no Centro de Estudos da FAUP. Colaborou no atelier do Arq. António Carvalho em 1991/1995 e em 1992 com o Arq. Adalberto Dias. Tem sido convidado para participar em diversas exposições e conferências e o seu trabalho profissional tem sido nomeado para vários prémios de arquitectura nacionais e internacionais bem como publicado em diversas ocasiões 

 


 

João Prates Ruivo

João Prates Ruivo

João Prates Ruivo ensina Genealogias da Cidade no programa de arquitectura da Syracuse University, em Londres. Licenciou-se em arquitectura em 2004 no Instituto Superior Técnico em Lisboa, onde foi aluno, entre outros, do Professor Manuel Vicente. Na Holanda viveu em Eindhovem, onde estudou um ano na Technische Universiteit, e em Roterdão, onde colaborou com Theo Deutinger. Após um periodo no Office for Metropolitan Architecture, rumou a Atenas para fundar practica em nome próprio. Participou em inúmeras conferências e workshops, de onde se destaca a residência no Project Village, na Hungria, onde liderou dois projectos realisados. Em Inglaterra, ensinou projecto de arquitectura na School of Architecture, University of Liverpool, e arquitectura de pesquisa no Centre for Research Architecture, Goldsmiths University London, onde actualmente é aluno de Doutoramento. Com o projecto de pesquisa Soil Politics, investiga as transformações técnicas dos solos após a Segunda Guerra Mundial, em particular o papel das missões de reconhecimento pedologico na reconfiguracao territorial que ocorreu durante o conflito anti-colonial em Angola.


 

 


  

Alexandra Alegre

João Rafael Santos

Arquitecto e Professor Auxiliar do Departamento de Projecto de Urbanismo, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Licenciado em Arquitectura (FAUTL, 2002), Mestre em Regeneração Urbana e Ambiental (FAUTL, 2005), Doutor em Urbanismo (FAUTL, 2012) e Bolsa de Pós-Doutoramento (University of Tokyo, 2013/2014). Co-coordenador do grupo de investigação URBinLAB – Urbanism & Territorial Dynamics e membro efectivo do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design, com investigação centrada na área de Urbanismo e Ordenamento do Território, com foco nas questões de natureza metropolitana, na relação morfológica entre redes infraestruturais, produção de tecido urbano e espaço público.

Coordenador dos projectos de investigação Espaço Público Metropolitano: Projeto e transformação urbana na Área Metropolitana de Lisboa – 1998-2020 e AdaptPolis - Descodificar a fragmentação urbana: infraestruturas, paisagem e projeto territorial para a Área Metropolitana de Lisboa, sedeados na FAUL: adaptpolis.fa.ulisboa.pt. Investigador em projectos financiados pela FCT e instituições internacionais (ex: Softplan, NoVoid, iWrecks).

Membro do júri do Programa de Bolsas Cidade e Arquitectura - Património Arquitectónico do Séc. XX, 1910/1974 (org. Millenium/Fundação da Juventude) e do Concurso Jovens Criadores 2018 (org. Fundação da Juventude/Instituto Português do Desporto e da Juventude).

Prémio Metrópoles Ciência 2016, pela sua investigação sobre a Área Metropolitana de Lisboa, Prémio Jovens Investigadores UTL/Caixa Geral de Depósitos (2011) e Menção Honrosa no Prémio Jovens Investigadores UTL/Caixa Geral de Depósitos (2010). Primeiro Prémio Concurso Europan 8 (2005, em co-autoria).

 


 

Alexandra Alegre

Pedro George

Pedro George é Arquiteto, Urbanista. Atualmente é Prof. Associado do Departamento de Projeto de Urbanismo na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL). B.Sc. in Architecture, Building and Town Planning e M.Phil. in Town Planning pelo University College London/Bartlett School of Environmental Studies. Em 1995 adquire o Grau de Doutor pela Universidade de Lisboa/Faculdade de Arquitetura Leciona na FAUL desde 1980 onde foi Coordenador da Área Cientifica de Urbanismo, Coordenador do Programa de Doutoramento em Urbanismo e Diretor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da FAUL para além de Presidente do Conselho de Escola. Desenvolveu inúmeros trabalhos de Investigação na área do Planeamento, do Urbanismo e da Morfologia Urbana com especial foco nas dinâmicas observadas na Área Metropolitana de Lisboa. É autor de diversas publicações sobre estas temáticas. Em simultâneo desenvolveu uma atividade profissional intensa nas áreas do planeamento e arquitetura.

 

 

 


 

Alexandra Alegre

Victoriano Sainz Gutiérrez

Victoriano Sainz Gutiérrez (Madrid, 1961) es arquitecto por la Universidad de Sevilla, donde también se doctoró con una tesis sobre las ideas urbanísticas de Aldo Rossi. En la actualidad es Profesor Titular de la Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Sevilla , de cuyo Departamento de Urbanística y Ordenación del Territorio es director . Es el i n- vestigador responsable del Grupo de Investigación HUM - 710 del Plan Andaluz de I n- vest i gación y ha realizado diversas trabajos relacionado s con el proyecto urbano. Ha publicado , entre otros, los libros: El proyecto u r bano en España. Génesis y desarrollo de un urbanismo de los arquitectos (Sevilla , 2006) , Aldo Rossi: la ciudad, la arquite c- tura, el pensamie n to (Buenos Aires , 2011) y Aldo Rossi y Sevilla. El significad o de unos viajes (Sevilla, 2019

 

 

 

 


 

Alexandra Alegre

Teresa Valsassina Heitor

Nasceu em Lisboa, em 1959. Diplomada em Arquitetura pela Escola de Belas-Artes de Lisboa, mestre em Desenho Urbano pela Oxford Brooks University, doutorada em Engenharia do Território e agregada em Arquitectura pela Universidade Técnica de Lisboa, é desde 2009 professora catedrática do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georecursos do Instituto Superior Técnico.
É membro integrado do CiTUA, onde desenvolve trabalho de I&D no âmbito dos estudos espaço-funcionais, e coordena a linha de investigação sobre Espaços de Aprendizagem. É autora de várias publicações nacionais e internacionais e orientadora de várias dissertações de doutoramento.
Desde 2005 que colabora com a OCDE através do Centre for Effective Learning Environments (CELE-OCDE) tendo sido nomeada representante de Portugal entre 2010 e 2012. Integrou o Group of National Experts on Evaluation of Education Facilities (GNEEEF) e coordenou o International Pilot Study no Evaluation of Quality in Educational Spaces (EQES). Entre 2007 e 2011 foi responsável pelo Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundario (PMEES). Participa regularmente em comissões de avaliação de Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais e em painéis de avaliação de projetos de investigação nacionais e europeus.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organização

pnum2020 organizacao 2

Abreu Events - Escritório de Lisboa

Organizador Profissional de Congressos
 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 +351 21 415 6121
 Av. 25 de Abril, nº 2, 2799-556 Linda-a-Velha, Portugal