pnum2020 mini banner

Comissões

Comissão Organizadora


 

Alexandra Alegre

Alexandra Alegre

Alexandra Alegre é arquitecta e professora auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Desenvolve estudos na área da arquitectura produzida em Portugal no século XX, da construção e da cidade com particular relevância atribuída aos espaços escolares, educativos e recreativos. Tem participado em vários projectos de investigação com financiamento obtido em concursos nacionais e internacionais e orientado dissertações de mestrado e de doutoramento. De 2010 a 2013 integrou a equipa do projeto IN_Learning. Design Active Learning Environments, financiado pela FCT. Entre 2016 e 2019 integrou a equipa do projecto internacional Re-Use of Modernist Buildings - DesignTools for SustainableTransformations no âmbito do programa Erasmus+ Keyaction: Cooperation for innovation and the exchange of good practices. Actualmente é a investigadora responsável pelo projecto de investigação Atlas of School Architecture in Portugal _ Education, Heritage and Challenges (PTDC/ATP-AQI/3273/2014), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É autora de diversas publicações científicas nacionais e internacionais, e organizou diversas sessões em conferências internacionais. É autora do livro Arquitectura Escolar. O Edifício Liceu em Portugal (1882-1978), publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia em 2012.

 


 

Alexandra Alegre

António Ricardo da Costa

António Salvador de M. Ricardo da Costa licenciou-se me Arquitectura (1992) pela Universidade Técnica de Lisboa, onde também obteve o grau de Mestre em Planeamento Regional e Urbano. Doutorou-se em 2006, na Universidade de Sevilha, com a dissertação intitulada “O Sentido da Memória na Cidade Herdada. Propostas para a Intervenção Planificada nas Áreas Históricas de Lisboa” tendo obtido a classificação máxima, Cum Laude, por unanimidade. É actualmente Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georecursos, no Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa. Como Professor no IST tem ministrado diversas disciplinas tais como Planeamento Regional e Urbano; Planeamento urbano; Urbanística, História e Teorias da Cidade; História da Cidade; Gestão Urbanística; Urbanização e Espaço Público; Desenho Urbano, Projecto Final em Arquitectura I e II etc. Tem participado em diversos trabalhos de arquitetura, planeamento e consultadoria. Tem diversos artigos publicados em revistas portuguesas e internacionais nomeadamente na Urban Design International e no Journal of Urban Design, nos temas do Desenho Urbano, História e Teoria da Cidade e Conservação Urbana.

 

 
 


 

Daniela Arnaut

Daniela Arnaut

Daniela Arnaut é arquitecta e Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico (IST) onde lecciona Projecto de Arquitectura desde 2009. Concluiu em 2020 a tese de Doutoramento em Arquitectura no IST intitulada Edifícios de Saúde em Portugal (1927-1958). O espaço de cura: entre forma e função. Em 2016, foi coordenadora executiva do 14th International docomomo Workshop desenvolvido no âmbito da 14th International docomomo Conference – Adaptive Reuse. The Modern Movement Towards the Future, realizado em Lisboa. Nesta mesma conferência co-coordenou a sessão intitulada “The Modern healthcare architecture: obsolescence and transformation”. Em 2017, coordenou no 11th Space Syntax Simposium a sessão “Buildings´performativity: Health facilities”. Tem participado em workshops internacionais de Arquitectura, nomeadamente, como co-autora, no workshop intitulado Frame, site, territory. An architect journey, realizado em Londres na extensão da Universidade de Liverpool em 2016, em 2017 como co-autora do workshop “Corpo e Espaço” em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian, em 2018 como tutora do 15th International docomomo Workshop na 15th International docomomo Conference – Metamorphosis. The Continuity of Change realizado em Lubliana, e em 2019 como tutora do International Workshop Le maison d’homme realizado em Coimbra no âmbito do projecto de investigação Cure and Care_the rehabilitation. Em 2020 foi convidada como Guest Editor para o docomomo Journal, nº 62, intitulado Cure and Care. Colaborou com várias equipas de investigação relativas à arquitecta moderna, nomeadamente: IAPXX - Inquérito à Arquitectura Portuguesa do Século XX (2005); publicações relativas aos edifícios e jardim da Fundação Calouste Gulbenkian (2006-2015), no catálogo da exposição Gulbenkian Headquarters and Museum.The Architecture of the 60s (2006). Colaborou também em publicações para o docomomo Ibérico (2009-2011). Em 2015, foi júri do Prémio Archiprix Portugal. Até 2011 colaborou com o atelier de arquitectura Risco S.A. onde se destacam o projecto da Escola Secundária Ferreira Dias, o projecto da Cimeira da NATO em Lisboa e o concurso para o Hospital de Santa Filomena em Coimbra. Tem mantido a prática profissional desenvolvendo principalmente projectos na área da habitação.

 


  

Alexandra Alegre

Francisco Teixeira Bastos

Professor Auxiliar de Arquitetura no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Envolvido no ensino de graduação e pós-graduação, bem como em pesquisa e outras atividades de extensão. Doutorado em Arquitectura no IST, em 2013, com o tema "A Comunicação de um Projecto à Obra". A sua actividade de investigação tem-se concentrado na pesquisa baseada na prática e envolve uma reflexão sobre o estado da educação e das práticas, arquitectónica e urbana. Foi membro da equipe de investigação, em 2015/19 do projeto de I&D - Atlas de Arquitetura Escolar na Educação, Patrimônio e Desafios em Portugal e em 2016/19, do projeto europeu de I&D (RMB), de Reutilização de Edifícios Modernistas. Arquiteto Registado na Ordem dos Arquitectos, com prática desde 1986. Entre 1989 e 1994, colaborou e tornou-se sócio do Atelier do Arq. Manuel Vicente. Em 1995 fundou o Atelier dos Remédios - ATREM, em Lisboa, com a arquitecta Madalena Cardoso de Menezes. A sua prática tem-se dividido entre Obras públicas, patrimoniais e escolares e privadas, de habitação e comércio. As actividades, de prática profissional, de docência e de investigação, têm incluído a participação em conferências e seminários e workshops, nacionais e estrangeiros e em júris de concursos universitários e teses de Mestrado de arquitectura. Simultaneamente, tem desenvolvido com a artista plástica Marta Wengorovius uma série de acções de Arte e Participação desde 2005, integradas na actividade de Projecto Tem trabalhos publicados, Palestras Profissionais e Acadêmicas na Europa. Recebeu o Prémio Valmor 2011 (Cidade de Lisboa) em 2014. Iintegra o Site da OCDE para as Boas Práticas para a Educação. Desde 2014 membro da Associação para a Resiliência e Sustentabilidade – ARS. Em 2014 diploma-se no Curso de BIM-Building Information Manager, coorganização: OE, U.Minho, FEUP e IST. É Vogal Efectivo da Comissão Técnica para a Normalização Nacional: CT197-BIM onde, em 2016/2018, presidiu a da Subcomissão I: Maturidade e Plano de Acção.

 


 

Alexandra Alegre

Jorge Gonçalves

Jorge Gonçalves, geógrafo. Tem estruturado o seu percurso profissional em torno da componente académica e da consultoria a entidades públicas e privadas. No primeiro caso salienta-se a atual posição de professor auxiliar com agregação no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georecursos do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa e de coordenador pelo IST do Mestrado conjunto em Ordenamento do Território e Urbanismo. Anda no âmbito académico, tem estado envolvido em múltiplos projetos de investigação onde se destacam o Projeto Periurban: as áreas periurbanas perante os desafios da sustentabilidade, o Projeto SPOTIA – Orientações Sustentáveis para a Politica Territorial e Avaliação do Impacto Territorial-Contribuição para o contexto português e ainda o PSSS - PUBLIC SPACE’S SERVICE VALUE as an URBAN SYSTEM. An integrated assessment methodology. É o investigador responsável do projeto MetroGov3C – Governação na Área Metropolitana de Lisboa em contexto de Competição, Conflito e Cooperação, apoiado pela FCT e que ainda está no seu início. Por outro lado, tem desde os finais dos anos 80 do século passado colaborado com entidades públicas e privadas, tanto como coordenador como membro de equipas pluridisciplinares, nas esferas do desenvolvimento urbano e regional, revitalização urbana e ainda de planos estratégicos de regiões, concelhos e áreas urbanas críticas. Muitos desses projetos traduziram-se em publicações em jornais científicos de qualidade, livros e capítulos.

 


 

Patricia Lourenço

Patricia Lourenço

Patricia Lourenço is an architect and invited assistant professor at IST, lecturing Architecture Project in the second year of the integrated master in Architecture. She obtained her degree in architecture in 1996 from Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. In 2002 she obtained her master degree in Architecture at IST, Universidade de Lisboa, researching on sustainable construction materials, with a thesis on the economic and technical viability of re-using raw earth construction in Portugal. Since then she has been involved in the research and dissemination of practices to promote raw earth heritage conservation as well as its construction techniques mapping and updating, by participating in research groups, books and articles writing and revision, conferences and workshops. In 2015 she concluded a PhD in Architecture, at IST, researching on enhancing buildings’ sustainability through user oriented strategies and use data monitoring. Case study: School buildings. The current primary areas of research include 1) Evidence Based Sustainable Architecture, 2) Post occupancy evaluation & buildings in use monitoring 3) Users behaviour data for modeling and simulating buildings’ energy performance. Dissemination of results include journal and conference articles, participating as guest consultant for the European Council of Architects regarding the theme “Responsible Architecture”. She is currently participating on the following research projects at IST: 1) RMB – re-use of modernist buildings (http://www.rmb-eu.com/); 2) ATLAS of School Architecture in Portugal – Education, Heritage and Challenges (PTDC/ATP-AQI/3273/2014). She is a licenced professional architect since 1999, maintaining a professional practice since then.

 


 

Alexandra Alegre

Rita Castel Branco

Rita Castel’ Branco é Arquitecta e Urbanista, tendo completado o Diploma de Formação Avançada em Urbanismo e Gestão do Território no IST em 2007. Desenvolveu um trabalho de investigação em morfologia urbana que teve como objecto de estudo a Vila de Óbidos,o qual foi parcialmente editado 2012, em Portugal e no Brasil, sob o título “Urbanismo de colina: uma tradição luso brasileira” (ed. McKenzie, São Paulo; e IST Press, Lisboa). Trabalhou ao serviço da Câmara Munici pal de Lisboa durante 15 anos – vínc ulo que suspendeu recentemente para dar início ao Doutoramento em Arquitectura, visando desenvolver um a metodologia que garanta a construção de cidades mais eficientes, felizes e humanas. Para tal, conta com uma significativa experiência ao nível do desenh o urbano e do traçado viário , sempre tendo a requalificação do espaço público e, consequentemente, as pessoas no centro das suas preocupações. Neste contexto, destaca - se o seu contributo para a promoção de um sistema de mobilidade mais sustentável, com par ticular enfoque no incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte , tendo sido responsável pelo planeamento do Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas GIRA e pelo desenvolvimento da rede ciclável que lhe serve de suporte. No seu percurso, marcado por uma abordagem estratégica e pela capacidade de trabalhar problema s a diferentes escalas , salienta - se ainda a coordenação de projecto s europeus na área da mobilidade , a participação frequente como oradora nos mais diversos eventos ( nacionais e internaci onais ) e o esporádico apoio à formação universitária

 

 

 

Comissão Cientifica


Alexandra Alegre

Ana Tostões

António Ricardo da Costa

Daniela Arnaut Godinho Antunes

David Viana

Eneida Mendonça

Francisco Teixeira Bastos

Frederico de Holanda

João Rafael Santos

João Vieira Caldas

Jorge Gonçalves

Jorge Silva

José Álvaro Antunes Ferreira

Karin Schwabe

Manuel Correia Guedes

Patrícia Lourenço

Pedro George

Stael Pereira da Costa

Teresa Heitor

Teresa Marat-Mendes

Vítor Oliveira

 

 

 

Coordenação Geral


António Ricardo da Costa

 

 

 

 

Organização

pnum2020 organizacao 2

Abreu Events - Escritório de Lisboa

Organizador Profissional de Congressos
 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 +351 21 415 6121
 Av. 25 de Abril, nº 2, 2799-556 Linda-a-Velha, Portugal